A Fundação Victório Lanza não para! Fique por dentro de outras iniciativas e atividades que a fundação atua, visando cumprir seus objetivos e prover acesso à cultura, educação e lazer aos munícipes do Litoral Paulista.
Outubro
Voltar FVL e seu parceiro Divertidosos no Envelheça LeveA novidade não está no aumento da expectativa de vida, a grande pergunta é: Qual será seu propósito de vida após os 70 (setenta), 80 (oitenta) anos ou logo após sua aposentadoria? Quais são seus sonhos? O que você pretende realizar e mudar em sua vida que te leve mais perto da reconstrução da sua velhice?
Isto porque já há a previsão de que muitas pessoas serão centenárias até 2050 e em breve seremos a quarta população mais velha do planeta, ficando atrás apenas da Índia, China e Estados Unidos.
E como estamos nos preparando para isso?
Tatiane Calixto escreveu no caderno Cidades do Jornal A Tribuna:
“Reconstrução…
Temos que aprender a reconstruir a velhice, porque ficaremos nesta fase por muito tempo”, diz Denise Mazaferro. Assim, garante que é fundamental planejar-se para essa etapa. Não apenas do ponto de vista da saúde, mas também financeira e emocionalmente. Para ela, tão importante quanto envelhecer com saúde é ter um PROPÓSITO DE VIDA. Na verdade, que as duas coisas caminhem juntas. “Um dos maiores desafios dessa vida mais longa é dar sentido a ela para que se tenha vontade de viver”. Para isso, investir em relações, amizades, ter sonhos e achar como realizá-los é uma fórmula poderosa.”
E você, qual é seu propósito de vida? Já definiu? Não precisa ser idoso para buscar essa definição. Você que ainda é jovem, comece a pensar nisso. Você, que convive com pessoas idosas, ajude-as a definirem essas necessidades e oportunidades. O que vai fazer seus olhos brilharem? Uma nova carreira, um empreendimento, um talento, um dom? Descubra-se! Prepare-se! Só não vale ficar parado ou parado no tempo. Isso é sinônimo de má saúde mental e física.
A dica é “ENVELHEÇA LEVE”!!!!