A Fundação Victório Lanza não para! Fique por dentro de outras iniciativas e atividades que a fundação atua, visando cumprir seus objetivos e prover acesso à cultura, educação e lazer aos munícipes do Litoral Paulista.
Junho
Voltar Dia de Conscientização e Combate à Violência Contra a Pessoa IdosaO 15 de junho foi declarado Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa e a FVL, em sua mídia, alertou para que tais violações sejam fortemente combatidas, ainda mais em tempos de pademmia onde o aumento de casos teve enorme crescimento.
A violência contra o idoso é um assunto estigmatizado na sociedade e uma violência que tem sido negligenciada. O Estatuto do Idoso caracteriza a violência contra o idoso como qualquer ação ou omissão, praticada em local público ou privado, que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico.
Para chamar a atenção para essa realidade, o dia 15 de junho é celebrado em todo o mundo como o dia de conscientização e enfrentamento da violência contra a pessoa idosa.
“No começo de março tivemos 3 mil denúncias, em abril esse índice passou para 8 mil e, em maio, foi para quase 17 mil. Isso se dá devido ao isolamento social, ao convívio maior desses idosos que estão em casa, são pessoas vulneráveis e, por isso esse aumento de denúncia”, disse o secretário nacional de promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa, Antonio Costa (sic).
Com isso, o Governo Federal intensificou atenção no período de pandemia, já que eles são mais suscetíveis não só aos efeitos da Covid-19, mas também aos efeitos do isolamento social.
Foi criado um canal exclusivo do Disque 100 para atender idosos em situação de isolamento social. São prestadas informações sobre os cuidados com a doença. A equipe de atendimento também faz o acolhimento social para confortar os idosos e atenuar problemas provocados pelo isolamento prolongado.
Portanto, precisamos parar, pensar e dar um pouco mais de amor aos idosos.