A Fundação Victório Lanza não para! Fique por dentro de outras iniciativas e atividades que a fundação atua, visando cumprir seus objetivos e prover acesso à cultura, educação e lazer aos munícipes do Litoral Paulista.
Janeiro
Voltar FVL no apoio do Projeto Pianistas SantistasOBJETIVO:
Criar apresentações musicais em formato de recital de piano para promover e divulgar pianistas santistas e seu repertório através de LIVES e eventos presenciais, além de gravar e produzir um conteúdo musical retratando o atual cenário musical local.
JUSTIFICATIVA:
Gilberto Mendes, Almeida Prado, Pedrinho Mattar e Nilson Zago.
Célebres santistas, de nascimento ou de criação que tem algo em comum, muito mais do que apenas as brilhantes carreiras musicais que ultrapassaram as fronteiras nacionais e internacionais.
Gilberto Ambrósio Garcia Mendes (Santos, 13 de outubro de 1922 - Santos, 1º de janeiro de 2016) foi compositor, professor universitário e autor de livros e artigos sobre música.
José Antônio Rezende de Almeida Prado (Santos, 8 de fevereiro de 1943 — São Paulo, 21 de novembro de 2010) foi um compositor e pianista brasileiro, membro da Academia Brasileira de Música, considerado um dos maiores expoentes da música erudita no Brasil.
Pedro Mattar (São Paulo, 19 de agosto de 1936 — Santos, 7 de fevereiro de 2007)mais conhecido como Pedrinho Mattar foi um pianista brasileiro. Sua família o chamava de Pedrinho por ser o caçula de dez irmãos. Filho de libaneses, começou com o estudo de piano muito cedo, na escola de Magdalena Tagliaferro.
Nilson Zago ( Santos, 22 de Janeiro de 2016) dedicou-se ao estudo de música desde a infância, tendo iniciado sua carreira musical sob a orientação de seu pai que foi músico profissional e também com a orientação do prof. Sizefredo. Posteriormente, ingressou na escola de música São José , na classe do prof. Sebastião Franco, diplomando-se no curso Normal de música . Em 1962 venceu o Concurso de Composição patrocinado pela Prefeitura Municipal de Santos, cuja obra premiada foi executada pela Orquestra Sinfônica de Santos, regida pelo saudoso Maestro Moacir Serra , tendo o autor participado como solista ao piano .
Gilberto Mendes, Almeida Prado, Pedrinho Mattar e Nilson Zago, se apresentaram, em diversas oportunidades, não ao mesmo tempo, mas em um mesmo local e um mesmo ambiente e, o grande detalhe, no mesmo piano. Tudo isso aconteceu no Salão Nobre da Pinacoteca Benedicto Calixto que abriga um piano Steinway & Sons – Hamburg – Model M – Medium Grand Piano.
Toda essa rica história, não pode ser esquecida. Precisa se manter viva e atualizada, para isso o projeto Pianistas Santistas traz uma nova geração de músicos para cravarem a sua história no mesmo local e mesmo instrumento onde grandes mestres sagrados da música já fizeram o mesmo. Desse modo, este projeto, que fará gravações e shows ao vivo, estará tornando perene, e acessível ao grande público, música, cultura e história.
PLANO DE EXECUÇÃO
O projeto PIANISTAS SANTISTAS consiste em duas etapas: a primeira etapa será realizada em 16 (dezesseis) apresentações musicais no piano Steinway & Sons que se encontra no Salão Nobre da Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto, sito à Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 – Boqueirão – Santos – SP e a segunda etapa será a criação de uma página de FACEBOOK.
Cada uma dessas apresentações serão realizadas aos sábados e/ou aos domingos, sempre no horário das 19h00 e só terá público presencial de acordo com as determinações vigentes sobre a pandemia pelo Ministério da Saúde. Cada uma dessas apresentações serão gravadas em áudio digital pelo estúdio Music Dreams, em formato WAV – 24bits / 96 Khz e depois finalizada em faixas de áudio para produção de arquivos MASTER de cada música.
Cada uma dessas apresentações serão filmadas em LIVES e disponibilizadas na página do FACEBOOK da projeto (www.facebook.com/pianistassantistas) assim como também em publicação cruzada nas páginas da Pinacoteca Benedicto Calixto, da TV Quântica, e dos Eventos Culturais na Baixada Santista e no Instituto Pessoas e Ações.
Todas as gravações que sejam de criação e composição dos artistas serão postadas em plataformas de streaming como Spotify, Deezer, Apple Music, entre outras, para maior divulgação dos mesmos artistas e suas músicas próprias.
Poderão os pianistas serem substituídos caso aconteça algum imprevisto ou impedimento para a data previamente agendada, conforme abaixo aduzido:
01. Dr. Eduardo Paulino ( tocou no dia 09/01 )
02. Mario Tirolli ( tocou no dia 10/01 )
03. Fábio Luiz Salgado ( tocou no dia 16/01 )
04. F. Lous Salée ( tocou no dia 16/01 )
05. Hildebrando Brasil ( tocou no dia 17/01 )
06. Renata Taormina ( tocará dia 30/01 )
07. Antonio Eduardo ( tocará dia 30/01 )
08. Ricardo Paulino ( tocará dia 31/01 )
09. Sebastian Rot ( 06/02 )
10. Newton Zago ( 07/02 )
11. Lisete Espíndola ( 13/02 )
12. Theo Cancello ( 14/02 )
13. Silas Palermo ( 20/02 )
14. Darlem Batista ( 21/02 )
15. Daniel Gonçalves ( 27/02 )
16. Wanderson Cosme ( 28/02 )
A cada Sábado ou Domingo no Salão Nobre da Pinacoteca Benedicto Calixto, sempre a partir das 19h00m, cada um desses pianistas estará presente, conversando um pouco com o público sobre sua carreira musical, sobre seus estudos e suas preferências musicais.
Eles também se apresentarão com um repertório de músicas próprias, mescladas com algumas peças do repertório clássico, erudito e popular, durante um show com pelo menos uma hora de duração. Este show estará sendo transmitido AO VIVO em LIVE! Pelo Facebook e também estará sendo gravado em áudio digital para a futura produção de um CD.
O público estimado deste projeto é de 16000 pessoas on line através das páginas de INTERNET onde as LIVES! serão divulgadas. Esse número esta baseado na média de visitações locais na Fundação Pinacoteca e em sua página de Facebook.
A entrada para assistir aos shows será gratuita e a divulgação das LIVES! também será. Em anexo, encontra-se carta de anuência da pinacoteca para a realização da apresentação.