A Fundação Victório Lanza não para! Fique por dentro de outras iniciativas e atividades que a fundação atua, visando cumprir seus objetivos e prover acesso à cultura, educação e lazer aos munícipes do Litoral Paulista.
Novembro
Voltar FVL no apoio de exposição na PinacotecaA Fundação Victório Lanza apoiou a exposição de Marcos Amaro, artista paulistano, que expôs obras inéditas na Pinacoteca Benedicto Calixto.
Os trabalhos do artista Marcos Amaro foram exibidos na Pinacoteca Benedicto Calixto em Santos (SP). A exposição “Náufragos Flutuantes” reuniu cerca de 26 (vinte e seis) trabalhos recentes, com esculturas e desenhos em aquarela e carvão.
A abertura da exposição ocorreu no dia 18 de novembro de 2021, e teve início a partir das 16h30m. O período de exposição da mostra foi de 19 de novembro de 2021 a 09 de janeiro de 2022, onde, também, foram disponibilizadas ações educativas gratuitas.
Com texto curatorial de Roberto Viana, a temática da exposição se volta para a navegação, colocando o naufrágio como um estado de alma. Entre os navios, há também a representação do petróleo, combustível fóssil que também compõe uma das materialidades de Amaro, que também explora os processos industriais em seu trabalho.
Roberto Viana traz referências filosóficas e existenciais da mostra e contextualiza o artista e suas obras com o tema da exposição.
“(...) Encontramos os mares e ares tormentosos por onde navegamos, deparando-nos com as mais inexoráveis realidades existenciais de incertezas, ameaças, aflições e perdas. A arte surge como verdadeiro salva-vidas universal, capaz de lançar respiros frente às sufocantes amarguras do viver.
Náufragos flutuantes de Marcos Amaro nos remete a tais inevitabilidades. Ele nos leva e traz esses sentimentos de dores e alívios a um só tempo. Arranca os véus da ilusão de que existir é um doce experimento de alegrias e prazeres, já que na verdade a vida necessariamente sempre redunda em morte e ruína.
Amaro é um ser raro. Carrega o espírito da mais profunda inquietação criativa; tem a dimensão de que somos meros passageiros transitórios, navegando naves frágeis e efêmeras. Só a criação artística pode nos aliviar a dor que isso causa.” – Roberto Viana
Exposição “Náufragos Flutuantes”, de Marcos Amaro
Abertura: 18/11/2021 às 16h30m
Período expositivo: 19/11/2021 até 09/01/2022