A Fundação Victório Lanza não para! Fique por dentro de outras iniciativas e atividades que a fundação atua, visando cumprir seus objetivos e prover acesso à cultura, educação e lazer aos munícipes do Litoral Paulista.
Agosto
Voltar FVL no apoio de exposição na PinacotecaA Fundação Victório Lanza apoiou, divulgou e convidou para exposição na Pinacoteca de Santos.
No mês de agosto o Espaço Cultural Benedicto Calixto, em Santos, recebeu a exposição fotográfica de Leon Santos, com a participação dos haikais de Rogério Simões. A mostra propôs uma tripla celebração: fotografia e cidade/fotografia e poesia/poesia e cidade.
Esse encontro aconteceu no mês da fotografia e resgatou o processo analógico para realização de imagens, lançando luzes sobre a atuação do laboratorista, atividade praticada por Leon desde 1992. As fotografias nos conduzem pelo centro histórico da cidade de Santos. Quase não se vê pedestres ou deslocamento de veículos e os edifícios se destacam em meio aos caminhos. Território silencioso que permite ao olhar revisitar essa paisagem urbana em constante transformação.
O convidado Rogério Simões apresentou poesias em que a cidade de Santos se revela sob a forma de haikai. Escritor e fotógrafo que iniciou na poesia ainda na adolescência, Rogério reinventa a paisagem urbano propondo novas leituras. Espaços, matérias, sonso são renovados entre as palavras, o tempo e o olhar do leitor.
Neste encontro entre fotografia/cidade/poesia o olha se dinamiza e se reinventa.
A mostra contou, ainda, com um encontro para refletir sobre o potencial da fotografia entre o analógico e o digital, com Leon Santos e José Alberto Sarquis, que aconteceu no dia 13 de agosto.
No Espaço Cultural de 06 a 28 de agosto de 2022 e as visitações eram abertas de terça a domingo das 14h00m às 18h00m.